terça-feira, 3 de março de 2009

A farsa do “CARNAVAL DE PAZ” em Salvador

O governo do estado e a secretaria de segurança fez o maior estardalhaço com a suposta diminuição da violência durante o carnaval de rua. Anunciou uma diminuição de apenas 7,8% nas ocorrências registradas. É muita falta de ter o que comemorar.

Em primeiro lugar, porque diminuição de ocorrências registradas não significa necessariamente que houve de fato diminuição da violência. A violência policial gratuita nos circuitos carnavalescos contra trabalhadores honestos, tido como suspeitos, por exemplo, não está nestes registros apesar de ter sido intensa. Por outro lado, a violência fora dos circuitos carnavalescos super-protegidos, foi maior do que a média de homicídios neste ano – a qual já é um absurdo. Neste dia 2 de março, completaram-se 200 assassinatos em 2009 em Salvador, uma média de 3,2 assassinatos por dia! Durante os seis dias de carnaval foram 33 homicídios, dando uma média de 5,5 assassinatos diários!!!
Isto tudo depois do governo ter aumentado em 62% a presença de PMs no carnaval da cidade, deslocados do interior! É impressionante que, durante o carnaval, o governo Wagner tenha colocado 61% de todo o efetivo da PM baiana diretamente para cobrir o carnaval de Salvador e tenha dito que investiu 21,5 milhões de reais na “segurança” do carnaval.
Além do mais, neste ano, diminuiu o número de presentes na folia, pois, segundo os próprios dados oficiais da Agerba, houve um aumento de 14,5% das pessoas que saíram da Cidade durante o carnaval em relação a 2008. Isto, por si só, já deveria contribuir para a diminuição de ocorrências.
Mais grave, o governo do PT fez todo este investimento garantindo que haveria pelo menos uma diminuição de 12,5% nas ocorrências registradas.
Enfim, apesar de ter diminuído o número de soteropolitanos na cidade; do governo ter dito que aumentou em 62% o número de PMs deslocando 61% de todo o efetivo do estado para o circuito carnavalesco; de ter gastado 21,5 milhões de reais; e de ter prometido diminuir em 12,5 a violência; o resultado é um fracasso: a suposta diminuição de apenas de 7,8% ocorrências registradas enquanto o número de assassinatos fora do circuito foi quase o dobro da média do ano – a qual já é um absurdo.
O mais incrível é que o governo fez a maior festa para comemorar estes resultados e a grande maioria da mídia aceitou esta falsa diminuição da violência, de modo acrítico, como se fosse verdade.

Nenhum comentário: