quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vereadores de Salvador: aliança de Jacaré com Vaca, articulada por Carneiro, acabou dando Bode

As alianças políticas, que nos grandes partidos da Bahia atual perderam qualquer referência séria, ficaram hilárias na disputa pelo aparelho milionário da Câmara dos Vereadores de Salvador em 2009. Com a derrota eleitoral do ex-presidente, que comandou a votação-marmelada do PDDU, Valdenor Cardoso, a fauna e a flora da política baiana ficaram alvoroçadas. O partido onde o prefeito está no momento (PMDB – 15), indicou para presidente Alfredo Mangueira (amigo-novo do ministro Geddel Lima), que a imprensa diz que tem relações com o Jogo do Bicho. Para vencer a parada, o 15 (JACARÉ) se aliou com o DEM – 25 (VACA) excluindo o PT (13 – GALO). Este, fez de tudo para entrar na festa do galinheiro, atrás de um cargo de terceira categoria na mesa. Mas, depois de excluído pela aliança JACARÉ-VACA, ficou reclamando pra CACHORRO e fazendo discurso ético: criticando os métodos de conchavo que elegeram a mesa da Câmara Municipal. Centrou seu discurso no combate ao suposto adversário na hora, o PMDB-JACARÉ do ministro Geddel Lima e do prefeito João Henrique CARNEIRO.
Mas a eleição de Mangueira acabou dando BODE, depois que pegou mal pra BURRO. Não entre os grandes partidos, mas entre pessoal do Jogo do Bicho, que parece que não quis ver um aliado se comprometendo com atitudes suspeitas e poucos éticas comuns entre os AMIGOS-URSO da política municipal. Afinal, quem se mistura, farelos come. O resultado foi que Mangueira caiu do CAVALO e renunciou.
Aí o DEM resolveu dar um golpe de GATO mestre, assumindo a presidência. Então, a política de alianças sofreu uma mudança zoológica: o PMDB - pois JACARÉ não é BESTA - fez uma jogada do PERU e derrubou a VACA.
Para isto, botou o GALO no bolso, dando a segunda secretaria para Vânia GAVIÃO, digo Galvão (do PT-13) e conseguiu eleger o novo presidente, Alan Sanches. Aí, a direção do PT enfiou a cabeça no chão como uma AVESTRUZ e, assim, o discurso da ética e da “oposição municipal” do GALO, foi pro brejo junto com a VACA. E a paz voltou à cidade de todos os bichos, digo, de Todos os Santos.

Nenhum comentário: