quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O PSOL não apóia nem Pinheiro nem João Henrique

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) agradece ao povo de Salvador. Às milhares pessoas que cantaram e dançaram ao som do Reggae da Resistência, expressão da simpatia e identidade que o povo criou com a nossa música, que é justamente um estilo musical que retrata sua obstinação e luta. Um agradecimento especial às crianças, que não só simpatizaram e cantaram como também nos ofereceram inúmeras e verdadeiras manifestações de carinho. E aos nossos eleitores e eleitoras que nos honraram com seu voto, mais particularmente o povo negro, povo pobre, as mulheres de coragem, os jovens, membros da classe trabalhadora, pelos 51.196 votos conquistados nas eleições municipais. Essa vitória política mostra a força das nossas idéias e propostas na Capital da Resistência.
Queremos dizer que saímos desta campanha mais do que de cabeça erguida. Saímos com a sensação do dever cumprido. Enquanto aqueles que "estão aí há muito tempo destruindo nossa história e leiloando nosso chão" preferiram se calar, nossa campanha foi a única com coragem de dizer a verdade e colocar o dedo na ferida. Falamos aquilo que o povo já sabe, mas que tem sua voz abafada e reprimida pelas elites que dominam a capital baiana. Infelizmente todos os governos que geriram nossa cidade até hoje, atenderam apenas as elites, enquanto ao nosso povo têm sido oferecido apenas as migalhas, negando-lhes o poder da decisão.
Fomos a única campanha que denunciou a impunidade na morte do servidor Neilton, a única campanha que denunciou o banho de sangue que Salvador vem sofrendo e que, infelizmente, esse é um sangue de um segmento que tem cor e idade: são os jovens negros da periferia de Salvador. Fomos a única campanha que denunciou a farsa e a quem interessa o PDDU aprovado pelo governo João Henrique/Pinheiro, que promove a exclusão social e a devastação de nossos valiosos resquícios de Mata Atlântica, favorecendo apenas a especulação imobiliária e aos mesmos empresários que financiam as campanhas de todos os outros. E isto foi possível porque nossa campanha não contou com o dinheiro sujo das empresas, que sacrificam o nosso povo e financiam campanhas milionárias para fazerem os governos ficarem de rabo preso com as empresas.
Mais uma vez queremos falar a verdade à população, mostrando o verdadeiro jogo de encenação deste segundo turno, onde os dois – que juntos governaram Salvador por três anos e meio e governam a Bahia e o Brasil – fazem uma disputa mesquinha e particularista. É importante que a população saiba que estas duas candidaturas são financiadas pelas empresas beneficiadas pelo PDDU e, por isso, não representam os verdadeiros interesses da classe que vive do trabalho; pelo contrario, eles estão brigando apenas pelo controle de uma prefeitura loteada a serviço do grande empresariado e do capital especulativo.
Durante o primeiro turno João Henrique e Pinheiro brigaram apenas para saber quem é mais amigo de Lula e de Wagner. Essas duas candidaturas não propuseram nada de diferente para Salvador, apenas fizeram baixarias para saber quem traiu quem, quem traiu Lula e quem traiu o povo. Porém a única disputa que eles não travaram é a de quem vai trair os empresários, os verdadeiros traidores da classe trabalhadora. E aberto o processo do 2º turno, ambas as candidaturas pioraram ainda mais a sua composição ao fazerem negociatas que dividiram o apoio das duas candidaturas carlistas do 1º turno.
Assim, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decide que não apoiará nenhuma destas candidaturas porque elas não terão a coragem de trair os interesses dos empresários da limpeza urbana e apurar a máfia do lixo. Não irão trair os interesses dos empresários da saúde e dizer que vão investigar a morte de Neilton e a máfia da saúde. Não vão se comprometer em implementar o Passe Livre estudantil para não trair o interesse dos empresários do SETPS. Não irão se comprometer em revogar o PDDU e levar sua decisão para um plebiscito popular para não traírem o interesse das empreiteiras que financiam as suas campanhas.
Além de não apoiar nenhuma das duas candidaturas, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decide que não participará de cargos na nova administração seja qual for o candidato eleito; ao contrário, fará uma oposição coerente e de esquerda com base no programa que defendemos na campanha do 1º turno. Nós, que "somos a esquerda de verdade que vem lutar contra a velha política" nesta cidade, estaremos sempre ao lado do povo e dos movimentos sociais, organizando a oposição popular ao governo de qualquer dos dois candidatos que ganhem as eleições. Chega de vender nossa cidade!
Salvador (BA), 14 de outubro de 2008
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL)

Nenhum comentário: