segunda-feira, 9 de junho de 2008

A velha política se expressa no oportunismo do PT, PSB, PCdoB e PV

As resoluções do Encontro do PSOL, criticam o inquestionável oportunismo do PT, PSB, PCdoB e PV afirmando que “grande parte das distorções do PDDU que o prefeito João Henrique Carneiro conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores, foi possível por que os partidos ditos de esquerda se omitiram durante mais de 3 anos do governo que apoiaram e participaram integralmente. Pergunta: por que os questionamentos sobre as distorções do PDDU surgiram somente no momento de sair do governo? Será que não foi apenas para justificar a sua responsabilidade de terem estado mais de 3 anos num governo municipal fracassado?”

Mas o peso da gestão não comprometeu apenas a imagem do prefeito pois “seus traços de fisiologismo, centralização e desorientação - no que se refere a um projeto global -, outrora não evitaram sua capacidade de seduzir e agregar velhos e novos conservadores. Cada um com a fatia do bolo que lhe cabia, partiram PDT, PT, PC do B, PSB, PV, PSDB, PPS, PMDB ...para realizar uma propalada “prefeitura de participação popular”. Hoje proliferaram-se as candidaturas de ex-aliados(as). Tais partidos seguem endurecendo cada vez mais o discurso contra a administração, porém, com cuidado para ao final não serem relembradas como defensores que dela foram até instantes passados; além disso, o 2º turno certamente virá, abrindo espaço para uma possível movimentação da “volta dos que não foram”!

“Assim, desde o início da administração de Salvador as promessas de campanha do prefeito e seus parceiros do PT, PCdoB, PSB,PSDB, PMDB, PDT, PV, juntos todos mostraram que não tinham nenhum projeto de governo para melhorar a qualidade de vida da cidade em geral e muito menos das áreas periféricas excluídas totalmente dos projetos urbanos e sociais”.

Por fim, as resoluções afirmam que “a suposta diferença entre este amontoado de candidaturas e João Henrique se torna mais questionável quando são considerados os laços maiores que os unem: os governos Lula e Wagner e suas políticas neoliberais. Trata-se, portanto, apenas de um “bate-cabeças” local de aliados estaduais e nacionais”.

O novo, que está nascendo, é o PSOL e a candidatura de Hilton Coelho a prefeito de Salvador.

Nenhum comentário: