quinta-feira, 27 de março de 2008

Depois de muita confusão, Campo Majoritário retoma controle do PT da Bahia

Na última terça, 25/03, ocorreu a posse de Jonas Paulo e Vânia Galvão, presidentes dos diretórios estadual e municipal de Salvador, respectivamente, depois de um Processo de Eleições Diretas (PED) do PT marcado por várias denúncias de fraude. Marcelino Galo, candidato derrotado à presidência estadual do PT pela Articulação de Esquerda (AE), foi massacrado por uma diferença de aproximadamente mil votos na reedição do 2º turno do PED, após cancelamento ocorrido na 1ª edição disputada no final do ano passado.
Por tabela, o Campo Majoritário (CM) do PT conquistou o Diretório Municipal de Salvador, derrotando a AE e elegendo a sindicalista e vereadora Vânia Galvão presidente. A AE, que em 2005 tanto falou que o CM tinha morrido, teve que devolver o comando da legenda ao “finado”.
Na posse, ocorrida no Hotel Fiesta (nada mais simbólico da cara que o PT tem hoje), Wagner declarou a possibilidade de ter quatro candidatos à Prefeitura de Salvador (coitadinho!), sendo um deles o ex-prefeito Imbassay, ex-PFL (atual DEM) e filiado ao PSDB.
O que muda no PT agora?
Nada. Apesar da vitória do CM, a possibilidade do PT ter candidato próprio para as eleições de Salvador continua forte, já que essa hipótese foi afirmada por Jonas Paulo e Vânia Galvão. Também, com uma rejeição de 43% ao prefeito João Henrique (PMDB-PT-PV e outros tantos que compõem o balaio de gato que o sustenta) deve ser mais sensato ao PT manter-se na prefeitura com quatro secretarias e depois inventar uma desculpa esfarrapada qualquer para não se queimar apoiando o prefeito da intolerância religiosa e do PDDU. Haja coerência!
Além disso, o PT continuará apoiando incondicionalmente os governos neoliberais de Lula e Wagner, nada muito diferente do que já vinha fazendo com a AE no comando.

Um comentário:

guima disse...

Não muda nada mesmo! A esquerda, em especial a que ainda está no PT, e isto desde os idos de 1981-1987, não conseguiu ou não soube vencer a lauta de idéias na sociedade. Alimento muita esperança de que o PSOL consiga se afirmar, nestas eleições municipais de 2008, como uma alternativa válida na luta por um outro Brasil possível e necessário. E que não se deixe seduzir pelo poder que "desperta a ambição e multiplica a cobiça", na sabedoria de Aristóteles. Os sonhos não envelhecem!
guimarães sv