quarta-feira, 3 de março de 2010

Assassinato em Porto (In)Seguro



FORA ABADE!
E FORA TODOS OS CORRUPTOS!!


Os poderosos podem destruir uma, duas, três flores,
mas nunca impedirão o chegar da primavera.
(Che Guevara)

Os cidadãos de Porto Seguro estão perplexos com o desenrolar das investigações sobre os assassinatos dos professores Álvaro Henrique e Elisney Pereira. A decretação de prisão preventiva do Secretário de Governo e Comunicação do Município, Sr. Edésio Ferreira Lima Dantas (PSB), comprovou a suspeita de envolvimento do poder público municipal na brutal execução dos sindicalistas que lutavam pela qualidade da educação, pela melhoria das condições de trabalho docente e pela transparência no uso do dinheiro público. Um misto de indignação, ousadia e combatividade tomou conta da cidade, que rapidamente viu eclodir várias manifestações exigindo justiça e prisão de todos os culpados.

A denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia revela não apenas os responsáveis pelos crimes. O documento também revela um grande esquema de desvio de dinheiro público, uso inapropriado da administração municipal e organização do tráfico de drogas a partir da máquina pública. O comando desse esquema era feito pelo Secretário de Governo Edésio Lima, que chegou a Porto Seguro sob indicação da Deputada Lídice da Mata (PSB) e rapidamente recebeu plenos poderes do Prefeito Municipal Gilberto Abade (PSB), tendo se transformado no principal nome do governo municipal.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Porto Seguro acredita que a revelação desse triste episódio é a demonstração da falência de um modelo político que desde a década de 1990 vem se reproduzindo na cidade. Pautados em práticas corruptas, antidemocráticas e violentas, esses governos reproduzem uma política que vem destruindo o patrimônio público municipal, ampliando as desigualdades sociais e perseguindo e/ou executando vidas de cidadãos que questionam a regra do jogo.

Diante dos presentes fatos, o PSOL exige a imediata prisão de todos os acusados, especialmente do Secretário Edésio Lima. Ao passo que torna público seu repúdio à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, que se deixou levar pelas pressões movidas pelos interesses políticos dos aliados do Governo Wagner, ignorando o pedido de prisão preventiva decretado no dia 9 de feveiro e recebido no dia seguinte pela coordenadora da GAECO. Por fim, chama toda sociedade para levantar a bandeira do impeachment do Prefeito Abade (PSB), que não possui mais legitimidade para governar essa cidade.

Abade foi o responsável pela nomeação de Edésio, que se transformou no chefe da organização criminosa que, segundo denuncia o Ministério Público, tinha a “finalidade de cometer crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas, além de crimes contra a administração pública municipal”. Como chefe do executivo, permitiu o ingresso de “conhecidos traficantes” e “policiais-bandidos” na administração pública, inclusive aceitando-os como seus seguranças particulares. No mínimo, foi omisso diante das inúmeras denúncias de desvio de verba pública e contratação de funcionários fantasmas. Diante disso, o julgamento político necessário ao processo de impeachment traz a certeza da sua ilegitimidade em continuar à frente da Prefeitura Municipal. Por isso, o PSOL de Porto Seguro convoca a todos cidadãos para a luta, unificados numa única voz: FORA ABADE! E FORA TODOS OS CORRUPTOS!!

Nenhum comentário: