segunda-feira, 27 de abril de 2009

S.O.S. Fundação Gregório de Mattos

A situação na FGM está tão séria que já foi até criado um movimento SOS. Vejam o documento que o referido movimento encaminhou a RadioMetrópole e está circulando na internet.

O motivo desta mensagem é relatar os absurdos que vêm, sucessivamente, acontecendo na FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS, após a posse do seu atual gestor, Antonio Fernando Lins de Albuquerque, que ocorreu em meados de janeiro do corrente ano. Esperamos que os fatos aqui expostos sejam levados em consideração pelo Executivo Municipal, bem como pelo Secretário de Educação e Cultura, haja vista que correspondem exatamente ao que se passa naquela instituição cultural.

1) O presidente da FGM, senhor Antonio Lins, mostra-se sem qualquer preparo emocional para ocupar o cargo. A Fundação vive num clima de tensão constante, face às grosserias perpetradas pelo seu presidente, mostrando-se, inclusive, por diversas vezes, preconceituoso, lançando piadinhas maldosas sobre negros e homossexuais. Aliás, é comum, também, colocar apelidos nos funcionários, a exemplo de "mosquito da dengue", "velho gagá", "aquele preto", dentre outros, sem contar os "palavrões" que constantemente pronuncia, na frente de quem quer que seja. Para o senhor Antonio Lins, inclusive, todos ao seu redor são incompetentes, ninguém sabe trabalhar, só ele, é claro. Fora as mudanças inconstantes de humor, a arrogância, a prepotência e a total falta de paciência com o dia-a-dia do serviço público.

2) Não há política pública cultural na cidade do Salvador, atribuição que seria da Fundação Gregório de Mattos, situação agravada pelas exageradas e inexplicáveis exonerações e conseqüentes novas contratações de pessoal. Para se ter uma idéia, em 3 meses passaram pela FGM 3 (três) Gerentes Administrativos e 3 (três) Gerentes de Sítios Históricos (isso apenas para se falar nos cargos de chefia...). É claro que quem chega para uma nova gestão procura trazer os seus, mas o atual presidente da FGM está exonerando, inclusive, funcionários que ele mesmo nomeou após sua posse. No gabinete do Prefeito, esta semana, deve repousar, sem dúvida, mais de meia dúzia de decretos exoneratórios e ninguém sabe o porquê, tendo em vista que não existe explicação. A FGM está perdendo técnicos excepcionais. Isso deixa qualquer servidor desnorteado, pois quando se começa a trabalhar em determinado projeto, logo se é afastado e quem sofre as conseqüências desses desmandos é a população, já que não há continuidade nas ações.

3) O Espaço Cultural da Barroquinha (lindíssimo, por sinal), inaugurado há menos de duas semanas (sem a presença do d. Secretário de Educação e Cultura - pq???) custou mais de 4 milhões de reais (patrocínio exclusivo da Petrobrás) e não há programação - está com suas portas fechadas! Dinheiro público "lacrado a sete chaves". Inaceitável.

4) O atual presidente da FGM, senhor Antonio Lins, aportou por essas bandas (sim, pq ele mora há 40 anos em São Paulo...) com uma idéia megalomaníaca (em dimensões e cifras) para a construção de um Teatro Municipal, com projeto do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. Mas quem precisa desse espaço, quando nossa cidade é carente de tantas outras coisas na área da cultura e da arte??? Não seria mais responsável investir em outros projetos? E mais: quem vai pagar a conta??? Podemos nos dar a esse luxo? Não haverá discussões com o meio artístico e com os moradores e freqüentadores do entorno onde supostamente será construído referido teatro (Praça Castro Alves e adjacências), já que terá grande impacto na região? Basta um gestor da Administração Pública querer para poder fazer esse tipo de intervenção? E o povo, fica sem voz?

5) O Teatro Gregório de Mattos, que já foi referência cultural na cidade, que também passa por uma reforma, segundo Antonio Lins, agora, será sede da Pinacoteca Municipal. Pode ser uma grande idéia e um projeto que irá valorizar o município, mas, de novo, não houve consulta aos que trabalham com cultura e arte. Aliás, o senhor Antonio Lins não recebe artistas em seu gabinete, pelo menos os menos conhecidos pela mídia...

6) Finalmente, também é da competência da FGM a gestão da Lei de Incentivo Municipal para a cultura. Mas alguém sabe o seu rumo? O que a Fundação tem feito ou irá fazer a respeito? Mistério ou incompetência?

Gostaríamos de não nos ter valido desse respeitado meio de comunicação para noticiar acontecimentos desagradáveis, mas sabemos que, através desses microfones, nossas vozes ecoaram pela cidade. É preciso que o povo saiba a verdade. É preciso mobilizar produtores, gestores e artistas em geral em defesa de uma instituição tão importante para o município de Salvador, que é a FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS.

Saudações a todos e muito obrigado,

MOVIMENTO S.O.S. FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS

Um comentário:

Anônimo disse...

Como Vocês são canalhamente mentirosos