segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estudantes denunciam acordão do DCE, dirigido pelo PT, com a Reitoria da UNEB

Nota de Esclarecimento do Movimento Estudantil do Alto Sertão (MEAS) para Comunidade Acadêmica da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Reconhecendo a necessidade e a legitimidade do movimento estudantil de base que se faz entender enquanto movimento social, lutando não apenas por melhorias na educação superior, mas também por outra forma de sociabilidade, é que surge o Movimento Estudantil do Alto Sertão- MEAS –, e se estrutura como uma forma de enfrentamento aos descasos históricos com a educação pública Baiana e Brasileira. Diante da situação em que a UNEB encontra-se, e em especial dos Campi do Alto Sertão, convivendo constantemente com a falta de professores, assistência estudantil, técnicos administrativos, infra-estrutura e acervo bibliográfico, os Campi da referida região (Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa) tentam abrir diálogo com reitoria e demais órgãos competentes por meio de diversas mobilizações que culminaram na Ocupação e, posteriormente, na efetivação do Movimento Estudantil do Alto Sertão (MEAS) enquanto representatividade.
Neste sentido, o MEAS é a nomeação da mobilização organizada pelos três Campi, surgido a partir das necessidades de melhorias nas condições da formação universitária. Assim, trata-se de um movimento organizado por estudantes, logo apartidário, que lutam por uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.
Cabe ainda, nesse espaço, esclarecer que ele surge totalmente desvinculado do Diretório Central de Estudantes (DCE), pois historicamente essa entidade não organizou e/ou implementou ações no sentido de representar os interesses dos estudantes, ou ao menos reivindicar os direitos destes, especialmente do interior.
Além disso, torna-se válido ressaltar, que o MEAS está desvinculado do movimento do Campus XV, da cidade de Valença, intitulado “Professores Já”. Reconhecemos a importância e legitimidade deste movimento, contudo, apesar de lutar pelos mesmos ideais e propósitos, este utiliza de estratégias e caminhos diferentes para a efetivação deste processo, não apresentando, portanto, vínculo concreto com a Comissão de negociação do MEAS.
Por tudo isso só nos resta reafirmar que o MEAS é um movimento autônomo, independente e organizado que luta pela melhoria das condições do ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia.

3 comentários:

Everton Silva disse...

É o PT seu alvo principal, é? Então façam coligaçao com ACM, o Neto!!!

Agnaldo disse...

O comentário desse Everton, todos sabemos, é totalmente furado.
Em primeiro lugar, porque quem criou e divulgou esta maneira de chamar "ACM, o Neto" (que Everton usa), de modo crítico, foi justamente Hilton Coelho, do PSOL. Pois Hilton foi único que, de fato, combateu ACM, o Neto, na campanha de prefeito de Salvador em 2008. Enquando Pinheiro conciliava.
Em segundo lugar, porque quem está totalmente atololado e desmoralizado com suas alianças com carlistas de todos os tipos é o PT. Na Bahia, aliado com Geddel, João Durval, PP, PTB, PSDB, Imbassahy, Jutahy, João Henrique e parte do PR, todos carlistas de fato. Só não se aliou ainda com Cesar Borges porque este ainda não quiz. A nível nacional, o PT está aliado com Sarney, Maluf, Collor, Renan e muitos mais entre os velhos amigos e correligionários de ACM, ou da mesma laia. E, sempre é bom lembrar, Lula foi aliado de ACM durante pelo menos dois anos de seu governo, inclusive traindo abertamente o PT baiano na época. E tem mais, Jaques Wagner votou a favor de mudar o nome do Aeroporto 2 de Julho para Luis Eduardo Magalhães. É mole ou que mais?

Cléo Emidio disse...

Muito boa Agnaldo, kkkkkkkkk