terça-feira, 3 de março de 2009

MSTB organiza mobilização pela moradia

No dia 10 de Março, a partir das 8 horas, o MSTB estará realizando uma grande manifestação em frente a governadoria, sede do Governo da Bahia no CAB. O objetivo é pressionar para a retomada da mesa permanente de negociação, conquistada pelo movimento na Marcha dos 20 km. As reuniões deveriam acontecer mensalmente e já não ocorrem há cinco meses.

“Não há perspectiva para a construção dos conjuntos habitacionais nos terrenos ocupados, não há recursos alocados para este ano e, no próximo, dificilmente haverá, por se tratar de um ano eleitoral e qualquer obra para ser entregue neste período, precisa ser licitada no ano anterior” declarou Pedro Carodoso, membro da coordenação do movimento. Um outro agravante é que as casas anunciadas por Lula (um milhão de unidades até 2010) representam apenas 8,3% do déficit e serão construídas pelo Crédito Solidário, programa que não atende o público do movimento, cujas famílias (em sua maioria) sobrevivem com renda abaixo de R$ 300,00. Para ter acesso a este crédito, a família precisa estar na a faixa de 1 à 3 salários mínimos.


“Enquanto o governo Wagner entrega áreas de preservação ambiental para empreiteras produzirem moradia para a classe média, as famílias acampadas continuam confinadas em barracos de lona ou madeirite, sem infra-estrutura, submetida à violência policial, em condições subumanas e sem perspectiva de morar dignamente” declarou Cardoso ao nosso blog.


Em recente resolução da coordenação, em reunião no dia 09/02, o MSTB constatou que não há vontade política do governo Wagner para resolver o problema das ocupações que intensificará as mobilizações e pressões sobre o governo a partir de agora.

Estão tod@s convida@os a engrossarem as fileiras da luta pela moradia e uma vida digna.

Nenhum comentário: