quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Em Portugal, partidos de esquerda debatem crise

No dia 6 de fevereiro o Bloco de Esquerda de Portugal promoveu o debate sobre a crise econômica mundial. O PSOL foi convidado e esteve presente representado pelo seu Secretario Geral, Luiz Araújo.

O debate foi aberto por Francisco Louçã, representante do Bloco de Esquerda de Portugal. Falou na primeira parte também o representante da Esquerda Unitária Européia / Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL), que é composto por 41 deputados de 17 partidos políticos de treze países europeus. E falou também Elisabeth Gauthier da Rede de Organizações denominada Transform!Europe.
Em seguida foram feitas breves saudações pelos seguintes partidos: Syriza/Synaspismos da Grécia; Esquerda Comunista renovada e Ecológica da Grécia; Refundação Comunista da Itália; Partido Comunista Francês; Partido de Esquerda da França; Novo Partido Anti-capitalista da França; Die Linke da Alemanha; Esquerda Unida da Catalunha (Espanha); IC/ Espaço Alternativo da Espanha; Esquerda Unida da Espanha; Partido Comunista da Áustria, ODP da Turquia; Dei Lénk de Luxemburgo e Partido da Esquerda Européia. O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL também fez uso da palavra.

O leque de partidos presentes, de diferentes matizes políticas, demonstra a importância do evento. Diversas intervenções ressaltaram a importância de ações comuns que coloquem os trabalhadores em movimento contra a crise e que construam espaços de interlocução com importantes setores sociais que estão dispostos a enfrentar a crise e seus efeitos.
O convite para a participação do PSOL é fruto da acertada reunião com partidos de esquerda realizada durante o Fórum Social Mundial. Isso demonstra o acerto de uma política internacional ampla, baseada na autonomia dos partidos e ao mesmo tempo ancorada no combate ao capitalismo e ao imperialismo.
Baseado no informe enviado por Luiz Araújo, Secretário-Geral do PSOL.

Nenhum comentário: