segunda-feira, 28 de julho de 2008

Escândalo: Veracel, multinacional que doou 200 mil reais a Wagner (PT), é condenada a pagar R$ 20 milhões por desmatamento

A empresa de celulose, altamente poluente, Veracel, que contribuiu com 200 mil reais para a campanha do governador Wagner em 2006, foi multada em 20 milhões pela Justiça Federal, a pedido de Ministério Público Federal.
A Veracel é conhecida por suas ações fortemente anti-ambientais, anti-indígenas, anti-quilombolas e anti-trabalhadores rurais de modo geral, teve projetos irregulares aprovados pelo CRA com a omissão do Ibama.
O governador Wagner (PT), desde que era ministro, antes de receber os 200 mil reais da Veracel, já fazia propaganda explícita desta empresa anti-social.
A Veracel, antiga Veracruz Florestal, foi também condenada a retirar a floresta de eucalipto no Sul da Bahia e a recompor a área com vegetação nativa de Mata Atlântica.A pedido do Ministério Público Federal em Eunápolis (BA), a Justiça Federal no município condenou a Veracel Celulose a pagar 20 milhões de reais por danos ambientais causados pela plantação de eucalipto em área de remanescente de Mata Atlântica, no extremo Sul da Bahia.O dinheiro deverá ser revertido para o Fundo de Direito Difuso (FDD), mantido pela União para recomposição de danos causados ao meio ambiente, entre outros. O MPF foi notificado da decisão, de maio último, apenas no dia 3 de julho. A Veracel ainda pode recorrer da decisão.A antiga Veracruz Florestal foi também condenada a retirar a floresta de eucalipto nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis e Porto Seguro, todos na Bahia, e a recompor a área com vegetação nativa de Mata Atlântica, no prazo de três meses a um ano. A indústria fica sujeita à multa diária de dez mil reais em caso de descumprimento da decisão.

Nenhum comentário: