terça-feira, 20 de maio de 2008

Hilton Coelho destaca papel do PSOL em Salvador

O candidato a governador do PSOL em 2006 e pré-candidato a prefeito de Salvador, ficou muito animado com os resultados do Encontro Municipal do partido. No final do encontro, ele ressaltou o clima de unidade e combatividade e declarou que “o povo de Salvador em geral e mesmo aquelas pessoas que atuam em movimentos sociais, estão hoje submetidas a uma avalanche de manipulações difundidas pela grande mídia e legitimadas por antigos e novos conservadores. Entre eles, o governo Lula, o PT e seus aliados são a expressão mais melancólica”. Por isso, ele considera que o PSOL, “com toda consistência inspirada na longa experiência de luta do nosso povo, representa uma grande novidade no cenário político do Brasil e da Bahia, onde o governo Wagner reproduz as velhas políticas que privilegiam os grandes grupos capitalistas”.

Hilton Coelho, que é servidor público federal e mestre em história (estudioso das resistências populares em Salvador e na Bahia), chamou a atenção ao fato de que “o encontro foi também um ambiente ideológico muito rico de contestação à visão de mundo capitalista e afirmação de um olhar socialista, que busca aprender com as experiências de luta dos oprimidos e das oprimidas de todo mundo, mas que também entende o potencial transformador do povo soteropolitano baiano e brasileiro. A hora é de prosseguir os seus 500 anos de resistência negra, indígena, feminina e popular”.

Para ele, foi muito importante que “mergulhados neste conjunto de referências discutimos e formulamos sobre a situação de Salvador, destacando uma crítica profunda aos rumos da prefeitura do município, seus aliados e adversários de última hora”.

Para Hilton, Salvador não pode continuar à mercê do mesmo tipo de política que, no governo federal, estadual e em Salvador, “reveza alianças entre carlistas, ex-carlistas, pós-carlistas, pré-carlistas e aliados de carlistas e ex-carlistas. Fica parecendo um eterno filme ‘A volta dos que não foram’, onde uns atacam os outros e a velhas panelinhas continuam. Eles brigam na prefeitura e se aliam no governo estadual. Brigam no federal e se aliam nas prefeituras. É tudo uma grande farsa”.

Ele considera que “da mesma forma que a companheira Heloísa Helena ocupou um importantíssimo espaço em 2006, com uma campanha combativa e coerente, existe um espaço muito grande para uma alternativa realmente de esquerda na disputa eleitoral de 2008 em Salvador, a ser ocupado pela aliança socialista PSOL, PSTU e do PCB e o nosso partido vai levar à frente todos os esforços para que esta se viabilize”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de ver. Mas o PSOL precisa denunciar as propagandas da prefeitura e do governo do estado. João Henrique faz umas propagandas muito mentirosas e o PT da Bahia fica dizendo que tá fazendo muita obra, mas é tudo do governo federal.

Erich disse...

Então este é o candidato do PSOL para a prefeitura de Salvador... Interessante que não apareceram noticias dessa uem lugar nenhum... Eu só sabia da existência de 4 chapas [PT; PMDB; PSDB; DEM]

Caso Hilton Coelho ainda seja candidato o partido [PSOL] deve começar a se mover para divulgá-lo, todos os outros partidos já estão divulgando seus candidatos. Caso ele não venha a ser candidato, deveria [o PSOL] escolher logo a quem apoiar.