quinta-feira, 27 de março de 2008

Música, literatura e poesia! Esse foi o tom do Sarau Cultural que inaugurou a sede nacional do Circulo Palmarino

Por Joselicio Junior

Músicos, atores, atrizes, artistas plásticos, poetas, militantes do movimento Hip Hop e da cultural em geral da periferia de Embu e da região, se reuniram no último dia 21 de março para celebrar a construção de mais um espaço de resistência política e cultural.

O Sarau teve inicio com a brilhante apresentação do poema “Tem Gente com Fome”, de Solano Trindade, interpretado pelo artista plástico Gaiga,
demonstrando o que a noite guardava de bom. Na seqüência, vários outros artistas embalaram poesias e músicas próprias e famosas. Destaque para Viviane Neres, Fuzzil, Marcelo Kurts, Bob, Emerson, Meola, Éssory, Sandra, DPA, Vidal, Moises, entre outros.

O poeta Nei Silva fez duas belíssimas interpretações de “Navio Negreiro” e “Vozes d’ África”, do poeta Castro Alves, deixando os presentes extasiados com a energia e a força transmitidas por ele.

Outro momento auge do Sarau foi a encantadora e nostálgica apresentação do professor Léo que, ao som de James Brown, apresentou um conjunto de passos que remetiam a Soul Music e ao movimento Black Power, fazendo os mais antigos vibrarem e relembrarem sua juventude.

Em meio a tanta efervescência cultural se deu início o ato político de lançamento da sede nacional do Circulo Palmarino. Foram convidados para fazer uma saudação: Robertinha, do CONTRAPONTO, entidade estudantil, Fabio Nogueira CP – RJ, Gilberto CP - ES e Meire CP - BA. A solenidade foi coordenada por Juninho CP – Embu.

Todas as falas foram no sentido de reforçar a importância da Luta Anti-racista, Anti-imperialista e Anti-neoliberal. Destacou- se que o Circulo Palmarino e aquele espaço foram resultados de muitos lutadores e lutadoras que sempre resistiram à exploração, à escravização e opressão do povo negro. Os discursos apontaram no sentido de que as lutas sociais devem necessariamente incorporar as questões raciais e de gênero como fundamentais para abalar as estruturas do sistema capitalista e propiciar a construção de uma nova sociedade emancipatória e socialista.

A construção de uma sede nacional é uma grande vitória, pois simboliza a efetivação de uma política. A decisão de ter uma sede na periferia de uma cidade da grande São Paulo demonstra o compromisso do Circulo Palmarino de não ter um espaço apenas burocrático. É necessário um trabalho concreto com a comunidade, dialogando com os seus anseios, necessidades e propiciando formação e entendimento do mundo em que vivemos.

Estiveram presentes na atividade os seguintes membros da coordenação política nacional do CP: Iacy, Meire, Hamilton e Edson Bonfim da Bahia; Gilberto Batista do Espírito Santo; Fabio Nogueira do Rio de Janeiro, Luciete e Magoo do Jabaquara – SP; Márcia e Marcos de São Mateus – SP e Valquiria, Desdedith, Edílson (DPA), Juninho e o Vereador Professor Toninho de Embu.

A Coordenação nacional aproveitou o feriado para fazer sua reunião nacional e definir os rumos da entidade para 2008.

Além dos militantes do Circulo também estavam presentes: Militantes da CONTRAPONTO, entidade estudantil, Stan do Instituto Zequinha Barreto de Osasco, José Raimundo do Fórum do Movimento Negro da Região Oeste, Casa de Cultura do Santa Tereza, Assessoria do Deputado Federal Ivan Valente, PSOL, Grupo de Rap Liberdade e Revolução, Moises do A286 e Facção Central, China do Magrelas Bike, Os Guerreiros, Ronaldo do Imagem, entre vários outros artistas populares da periferia de Embu e região.

O Circulo Palmarino é uma corrente política nacional do movimento negro que surge no ano de 2006 com o objetivo de somar a luta daqueles que acreditam numa nova sociedade, justa e igualitária, onde o povo negro seja sujeito da sua própria história. O CP está presente em 5 estados – Pará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo – e se organiza a partir de núcleos que se organizam por regiões.

Maiores informações no site: www.circulopalmarino.org.br

Nenhum comentário: