quarta-feira, 5 de março de 2008

IIº Congresso do MSTB aprova moção contra ataque ao Terreiro Oyá Onipó Neto

O IIº Congresso do Movimento Sem-Teto da Bahia (MSTB), realizado de 29/02 a 03/03, aprovou moção contra o ataque, cometido pela prefeitura de Salvador, ao terreiro Terreiro Oyá Onipó Neto. Em breve, maiores notícias sobre o IIº Congresso do MSTB. Veja moção abaixo.
MOÇÃO

Foi com o mesmo estarrecimento expresso pela maioria da sociedade baiana que os integrantes do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB) receberam a notícia da demolição do Terreiro Oyá Onipó Neto, localizado na Avenida Jorge Amado na Cidade do Salvador. Não entendemos esta ação arbitrária do poder público como algo isolado, mas como parte de um histórico de agressões aos espaços sagrados das religiões de matriz africana e em particular àquele Terreiro, em outras oportunidades anteriormente agredido de forma idêntica. Soma-se a isto um contexto que já se abre com a aprovação do novo PDDU, que nos ameaça com uma verdadeira “faxina étnica”, em benefício do capital imobiliário interessado nas áreas economicamente rentáveis para a especulação, contra a qual o MSTB lutará energicamente. Entendemos que a resposta da Administração Municipal foi bastante insuficiente: uma declaração expressa pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura e a reconstrução, mas nenhuma garantia de permanência do Terreiro naquele espaço sagrado foi firmada.
São estes os principais motivos que levam o MSTB a apoiar a luta da Comunidade de Santo baiana e brasileira, das entidades do Movimento Negro e a corajosa iniciativa do companheiro Marcos Rezende, coordenador do Coletivo de Entidades Negras, de iniciar o protesto da greve de fome para que a sociedade entenda o significado da agressão e do posicionamento da gestão municipal. Assim, nos somamos ao conjunto daqueles e daquelas que exigem da Prefeitura de Salvador:
1- Que o atual prefeito João Henrique se retrate publicamente em relação à agressão realizada por um órgão da Administração da qual ele é o principal representante político;
2- Que seja dada a garantia de não agressão ao Terreiro Oyá Onipó Neto e de sua permanência no atual espaço que se situa.
Pelo respeito aos espaços sagrados e sociais do povo negro e pobre de Salvador, longa vida ao companheiro Marcos!
II Congresso do Movimento dos Sem Teto da Bahia,
Salvador, 02 de março de 2008.
APROVADA POR UNANIMIDADE.

Nenhum comentário: