terça-feira, 5 de maio de 2009

Pimenta no dos outros é refresco

Prefeitura de Feira de Santana reprime ato contra aumento das passagens

Os aumentos das tarifas do Transporte Coletivo não são novidade em Feira de Santana. Eles acontecem religiosamente todo o ano, principalmente durante as férias dos estudantes ou nos festejos da micareta que acontece na cidade.
Mas dessa vez gerou mais indignação ainda. O aumento foi decidido numa reunião no primeiro dia da micareta, sem considerar que não tinha sido nem disponibilizado as planilhas para análise dos conselheiros do Conselho Municipal de Transporte (instância consultiva, posto que quem decide o aumento é o prefeito da cidade) e muito menos foi votada a proposta do Diretório Central de Estudantes da UEFS de redução da tarifa do Transporte Coletivo devido a truculência na condução da reunião pelo Secretário de Transporte e Trânsito do Município, Flailton Frankles Rosa de Oliveira. O reajuste foi de 8% chegando o preço aos R$ 2,00, uma das passagens mais caras do Nordeste.
Na última semana de Abril a cidade foi tomada por protestos de rua, com destaque para o dia 28 quando houve uma manifestação organizada pelo Comitê de Luta pelo Transporte Público de Feira de Santana, composto por estudantes, associações comunitárias e entidades sindicais. Na oportunidade, a policia militar, a mando do SINCOL (sindicato patronal dos empresários de transporte) e acionada pela prefeitura de Feira, reprimiu o protesto. O saldo final foi a agressão física dos/as militantes do movimento e a prisão de 5 companheiros, 3 deles do DCE – UEFS, 1 secundarista e 1 do movimento popular.
Essa é a política covarde do prefeito Tarcizio Pimenta que agora paga aos seus financiadores de campanha eleitoral, onerando os estudantes e o povo trabalhador dessa cidade.
Esperamos que a luta continue e não baixaremos a cabeça frente a esse desrespeitoso ato do poder público municipal aliado com o SINCOL.

PAUTA DO COMITÊ DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA:

* Revisão e redução da Tarifa já!
* Pelo Passe Livre para estudantes, incluindo EAD, e para trabalhadores/as desempregados/as e respeito ao passe livre dos idosos!
* Pelo aumento da frota e de linhas de ônibus!
* Pela reformulação da composição e função do Conselho Municipal de Transportes!
* Por reuniões do Conselho Municipal de Transportes em locais abertos a participação da comunidade!
* Pela acessibilidade de cadeirantes nos ônibus!
* Pela participação da população na avaliação do Sistema Integrado de Transportes (SIT)!

Veja vídeo da repressão policial em Feira de Santana:

http://www.youtube.com/watch?v=z4LxoHd61CE

Nenhum comentário: