quarta-feira, 20 de maio de 2009

Governo faz apresentação teatral do “complexo” porto sul e o povo protesta

Escrito por Maria do Socorro Mendonça
Qui, 07 de Maio de 2009 16:03

O Governo do Estado da Bahia dá continuidade a forma ditatorial “goela abaixo” , com que está conduzindo desde fevereiro de 2008, a questão da implantação do Complexo Porto Sul, afirmando que em 2011 será escoado pelo Porto Sul a primeira carga de minério de ferro com destino à China.
Hoje, foi realizada em Ilhéus, no Centro de Convenções, uma coletiva para a imprensa regional, com a presença do Secretário de Indústria, Comércio e Mineração – Rafael Amoedo e do Meio Ambiente – Juliano Matos.
Apesar de ter sido Decretada no município a criação de um Comitê Tripartite,com o aval do Governo Estadual, para acompanhar os estudos do Grupo de Trabalho criado também por um Decreto pelo Governo Estadual, estes dois grupo reuniram-se apenas uma vez, no dia 13 de agosto de 2008 e todas os compromissos assumidos pelo Grupo de Trabalho Estadual naquele dia, nunca foram cumpridos e nenhuma das solicitações feitas pelo Comitê Municipal, foram atendidas. O Governo do Estado nunca conversou com as comunidades, as quais estão sendo visitadas pela BAMIN, que vem cadastrando pessoas, com a promessa de treinamentos e empregos. O relatório prelimar elaborado pelo LIMA – COPPE/UFRJ, apresenta resultados alarmantes de impactos sócios ambientais com a previsão de desaparecimento de comunidades pesqueiras e prejuízos incalculáveis para o Turismo desde o município de Ilhéus até a Baía de Camamu, atingindo cinco municípios desta costa maravilhosa (Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Marau e Camamu).

Enquanto isso, do lado de fora, acontecia uma manifestação legítima, contra o Porto Sul, que reuniu cerca de 500 pessoas das comunidades de: Serra Grande, Tibina, Retiro, Ponta do Ramo, Sargi, Mamoan, Lagoa Encantada, Juerana e do centro da cidade de Ilhéus. Eram agricultores, ambientalistas, empresários, pescadores, donas de casa, estudantes, proprietários de terras, pousadas, restaurantes. Também se fizeram presente Presidentes e Diretores de vários movimentos sociais.

Sob aplausos dos presentes, falaram Rui Rocha do Instituto Floresta Viva, Prof. Ramayana Vargens do Instituto N.S.ª da Piedade, D. Vitória Berbert, moradores da Comunidade de Serra Grande, Paulo Emilio da Juerana.

Com a participação de Pedro Ivo da Serra Grande, cantando DINHEIRO NÃO SE COME, dos atores e atrizes da Casa dos Artistas,cantando parte da OPERETA – PORTO SUL ARTIMANHA DO MAL e do grupo NAVE da Serra Grande, encenando a luta da VIDA X MORTE, o evento teve momentos de descontração.

Os manifestantes, cantaram, gritaram palavras de ordem e aguardaram a passagem dos Secretários, que evitaram o portão principal. Ficou claro que seria difícil encarar a face daqueles que se fizeram presentes naquela bonita manifestação.

Os manifestantes caminharam até a catedral de São Sebastião e de lá seguiram pela Rua Jorge Amado, para a Praça J.J. Seabra, onde permaneceram durante cerca de 30 minutos empunhando faixas, estandartes, fazendo rufar os tambores da Serra, quando encerraram ouvindo a música de Pedro Ivo – Dinheiro não se come, finalizando com os discursos de Rui Rocha e Paulo Demeter.

A manifestação foi ordeira, limpa e acima de tudo legítima!

Foto: Mary Berbert e Michel Mendonça

Nenhum comentário: