quarta-feira, 20 de maio de 2009

ADUNEB denuncia situação da Educação Superior na Bahia

Na audiência pública sobre a UNEB do Subúrbio e Cajazeiras, que ocorreu no dia 15/05/2009, no auditório da Câmara de Vereadores de Salvador, a Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) - representada pela Professora Maria do Socorro - denunciou o atual estado em que se encontra a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A Professora Socorro argumentou que: "a situação da UNEB não é uma maravilha", faltam professores nos 29 departamentos; é preciso fazer concurso para suprir 725 vagas; o governo não revoga a lei 7176/97 que impede a contratação de professores; e REDA e Substitutos não atendem as necessidades da universidade. É preciso democratizar o ensino superior no nosso estado e que a UNEB tem um papel muito importante nesse processo, para isso é fundamental que a universidade funcione de modo digno, garantindo a qualidade de ensino. A professora afirmou que a ADUNEB é contrária a expansão desordenada que vem sendo praticada, no entanto: "é preciso mesmo que a gente lute pela expansão da universidade, mas lutar sabendo que essa que existe já, precisa exercer o papel importantíssimo que ela tem".

2 comentários:

Anônimo disse...

Este descaso com a Universidade do Estado da Bahia tem se demonstrado através da falta de professores/as efetivos/as, das más condições de trabalho que os/as professores/as têm (sobretudo aqueles/as que dão aula em diversas localidades), e uma série de outras questões.
Falta verba para tudo, os programas de pós-graduação, que contam com bons profissionais,não têm a infra-estrutura adequada e o regime de trabalho dos profs os impede de produzir, de pesquisar como deveriam.

Anônimo disse...

E este governo, que como sabemos, se dizia contra o REDA, tem feito exatamente o contrário!