segunda-feira, 6 de abril de 2009

MSTB participa de mobilização contra morte de Heloísa Santos, das Promotoras Legais Populares

Ana Vaneska
Coletivo de Guerreira Sem Teto e Gênero

À convite do GAPA/BA e das Promotoras Legais Populares (PLP/BA), o Coletivo de Guerreiras Sem Teto e Gênero participou de uma moblização na cidade de Entre Rios em repúdio à Morte de Heloísa dos Santos, PLP assassinada que, além de militante do movimento de direitos humanos e de outras lutas, foi mulher muito querida por todas/os.
Na mobilização, organizada pelas PLP´s/GAPA, também estavam as mulheres e crianças da família de Helô, "matada" brutalmente (e covardemente, já que ela estava praticamente sedada pelos medicamentos que era obrigada a tomar em função do tratamento que necessitava fazer por ser soropositiva) pelo marido no dia 02 de dezembro de 2008.

Helô foi enforcada, depois teve o seu corpo cortado e dobrado para que o assassino monstro tivesse mais facilidade de esconder o seu corpo. Ele andou aproximadamente 4 km de bicicleta para enterrá-la em um terreno baldio. Inventou histórias diversas para a sua família - de que ela havia viajado, de que não sabia com quem ela havia saído, de que ela havia deixado a sua chave com ele, de que deveria estar em Salvador, etc - até que, desconfiadas, as mulheres da família chegaram à conclusão de que ele havia assassinado ela. Ele tentou enrolar a família até o dia 20 de dezembro, quando a máscara de marido preocupado caiu de vez.

Foi descoberto, inclusive, ao longo das investigações, que ele já tinha nas costas o crime de violência a outras mulheres e, parece, o assassinato de uma criança.

No percurso da mobilização passamos pela Câmara de Vereadores, paramos em frente à delegacia, onde o monstro está encarcerado; pedimos que ele cumpra a pena por todos os crimes por ele cometidos.

"Rá, rá, rá, pode acreditar, a morte de Helô impune não vair ficar!", "Rá, rá, rá, pode acreditar, a morte de Helô Hélio vai ter que pagar!", "Hélio na detenção!!", "Basta de violência contra a mulher!!" foram palavras de gritadas pelas mulheres e pelos companheiros solidários à causa que lá estavam.

Com certeza, o recado foi passado em Entre Rios: "Basta de violência contra as mulheres!" E, sem sombra de dúvidas, aquele momento foi um momento de formação política intenso para todas/os nós!!

Nenhum comentário: