quinta-feira, 12 de março de 2009

Seminário do PSOL discutiu impactos da crise sobre as mulheres

Associado às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o seminário “As Mulheres no Contexto da Crise do Capital”, organizado pelo Setorial de Mulheres do PSOL Bahia, foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de março, envolvendo mulheres e homens, filiadas/os ou simpatizante do PSOL da capital e do interior do Estado, com destaque para os município de Barreiras, Juazeiro e Bravo. O seminário também contou com a participação da companheira Luciene (PSOL/RJ).
Na sexta à noite, o seminário focou a crise do capital e seu impacto sobre as mulheres, sobretudo as negras, vulneráveis no(s) mundo(s) do trabalho até em tempos de expansão econômica. Com o aprofundamento da crise, este segmento da classe trabalhadora tem sido atingido diretamente (desemprego) e indiretamente (pelo desemprego dos seus maridos e filhos/as).
A inexistência de uma séria política de reforma urbana, com a construção de casas populares, a escassez de políticas de socialização das crianças e a fragilidade das políticas públicas para mulheres, negros e homossexuais, também entrou na pauta, no sábado pela manhã.
A situação das mulheres quilombolas, indígenas e ribeirinhas foi tema do sábado à tarde, tendo como contexto de análise a crise do modelo civilizatório europeu/masculino/ branco/moderno que tem por base a dominação/exploração/controle da natureza e das mulheres. Suas conseqüências perversas têm aparecido: chuvas em escassez ou em excesso; contaminação dos rios; desertificação; e tanto outros males.
A pauta do domingo não poderia ser outra. A legalização do aborto foi incluída na programação em função do contexto atual, de forte ofensiva dos grupos fundamentalistas no Brasil. Além disso, no Brasil, a capital baiana apresenta os piores índices de morte materna tendo como causa a interrupção gestacional feita de forma insegura. Assim, as mulheres reunidas neste seminário consideraram que o setorial nacional de mulheres do PSOL precisa avançar na sua luta pela descriminalização do aborto, juntamente com os setoriais estaduais e municipais.
Por fim, e com o adiamento da Marcha das Mulheres para o dia 10 de março (terça-feira), foi construida uma agenda para o interior do Estado. As datas destacadas foram: o 25 de julho (Dia da Mulher Negra na América Latina); 28 de agosto (Dia do Orgulho Lésbico); o 25 de novembro a 10 de dezembro (Campanha de Combate à Violência contra as Mulheres); o 12 de outubro (Luta por creche).
O setorial de mulheres do PSOL voltará a se reunir no dia 16 de março, às 18:30 horas, para dar continuidade ao seu processo de organização e luta.

Um comentário:

Carolis disse...

Uma grande inicitiva, precisamos mesmo organizar um trabalho de esquerda liderado por mulheres!